Se conhecer para ir além!

Bom dia!! Gostaram do texto da semana passa sobre “Como lidar bem com o status de solteira”?.

Nesse texto eu comentei sobre como é importante investirmos tempo em solitude para termos mais consciência da nossa identidade, e discuti sobre de que maneira essa consciência impacta nossa vida amorosa. Se quiser conferir esse texto clique aqui.

Hoje eu quero continuar conversando com vocês sobre Identidade e Propósito.

Você já percebeu que existem pessoas que fazem coisas incríveis que impactam a vida delas e da sociedade de forma muito positiva? Enquanto outras estão descontentes, reclamando e murmurando sobre a vida?

E eu acredito que quando compreendemos melhor quem nós somos, qual o nosso propósito geral como seres humanos e nosso propósito pessoal, nós nos tornamos pessoas lúcidas, autênticas e comprometidas em construir uma história de vida com mais sentido e significado.

Conhecer nossa identidade tem a ver com identificar nosso temperamento, nosso jeito de ser, o que temos habilidade em fazer, nossas virtudes, nossos talentos, fraquezas, dificuldades, medos, etc. Quando nós identificamos o que nós gostamos de fazer e o que nós fazemos bem-feito, fica mais fácil escolher nossa profissão, projetar sonhos, entender que direção seguir e escolher com quem queremos caminhar. Esse autoconhecimento é revelado aos poucos e permite que façamos escolhas mais coerentes com quem nós somos.

Você sabe qual é o teu propósito geral como ser humano, e o teu propósito pessoal, aquele que cabe exclusivamente a você?

Em coaching eu gosto muito de trabalhar esse assunto com meus clientes para que eles saiam do “modo automático” de levar a vida e tenham mais consciência das suas escolhas e motivações.

Para o cliente é uma sensação maravilhosa ter mais clareza sobre seu papel na sociedade e na vida pessoal.

Muitos filósofos falam sobre o sentido e o propósito da vida humana e hoje eu gostaria de compartilhar com vocês uma discussão sobre esse tema, baseada num vídeo que assisti do pastor Ed René Kivitz. Nesse vídeo o Ed René fala que existem alguns propósitos que são comuns e universais ao seres humanos. E sua explicação é baseada no seu conhecimento da fé cristã e na sua espiritualidade.

woman-thinking-proposito-de-vida-jogo-de-damas

Segundo ele, os propósitos gerais da vida humana podem ser divididos em 4 tipos.

1o Propósito do ser humano é ir além dos seus sentidos físicos e se conectar com uma dimensão espiritual.

2o Propósito do ser humano, é crescer como pessoa. Ele explica que não viemos prontos e educados, vamos aprendendo diversas coisas no nosso desenvolvimento como pessoa. Ele dá o exemplo de que o gato já vem com o “chip gato” pronto, com comportamentos próprios de um gato, não precisa buscar se desenvolver. Já o ser humano tem consciência, vontades, sentimentos, pensamentos e precisa se desenvolver, amadurecer e então se tornar humano.

3o Propósito do ser humano é aprender a conviver em comunidade e desenvolver vínculos de amor e afeto.

4o Propósito do ser humano é dar vazão ao seu potencial criativo, precisa gerar, construir e realizar.

Pensando nesses propósitos gerais eu quero te incentivar a refletir sobre como você tem vivido nesses últimos anos.

Reflita sobre seus propósito como seu humano e pergunte-se:

  • Você tem se permitido se conectar com uma dimensão espiritual? De que forma sua fé tem impactado sua vida no dia a dia prático?
  • Você tem investido no seu crescimento e amadurecimento pessoal? (no que se refere aos seus sentimentos, consciência e pensamentos?)
  • Você tem desenvolvido vínculos de amor e afeto?
  • Como está a qualidade dos seus relacionamentos familiares, amigos e relacionamento amoroso?
  • Você tem dado vazão ao teu potencial criativo? Tem construído e realizado coisas importantes pra você para a sua família, vizinhos e pra sociedade?

happy and sad

Sobre o seu propósito de vida particular, aquele que cabe exclusivamente a você, comece se perguntando de que forma você tem usado suas características pessoais (seu gosto por matemática, tecnologia, música, sua habilidade para cozinhar, escrever, etc) para transformar o mundo em um lugar melhor? Para contribuir com algo que faz sentido pra você?

Existem muitas necessidades espalhadas pelo mundo, pessoas sofrendo das maneiras mais diversas. Temos a opção de direcionar nossos pensamentos para tudo aquilo que nos falta ou focar no que já temos e pensar de que forma podemos usar o que temos para algo interessante e especial.

Como você poderia enriquecer a sua vida sem gastar nenhum centavo a mais, oferecendo algo de si para quem parece precisar mais do que você?

FLORES7

No site Hypeness há exemplos inspiradores de pessoas que usam seus talentos e seu trabalho para desenvolverem vínculos de afeto e construírem projetos incríveis com seu potencial criativo!

 Selecionei alguns títulos para você pesquisar e se inspirar nas histórias.

“Food-truck transforma alimentos que iriam para o lixo em refeições para quem precisa”

interna-grande-comida

“Caneta inovadora ajuda doentes de Parkinson a escrever e a relaxar os músculos”

“Decoradora de casamentos combate o desperdício doando flores “recicladas” para asilos e hospitais”.

Invista tempo em se conhecer, em ser alguém com identidade autêntica, consciente do seu valor e do que tem para oferecer de bom a si próprio, as pessoas e ao mundo.

Assim, você terá mais convicção sobre qual caminho você quer trilhar e quem quer ter por perto durante essa caminhada. Lembrando que as escolhas dos amigos e do seu companheiro é fundamental para você construir uma vida com qualidade e ir mais longe.

Beijos, e até a próxima quarta

5

5 comentários sobre “Se conhecer para ir além!

    • Que bom que você gostou Márcia !! Compartilhe com outras pessoas também 🙂 Fico feliz de ler seu comentário. Continue participando. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *