Lentes de contato dental: dúvidas frequentes

Oiiii…

Hoje estou compartilhando com vocês um post do blog Perspectiva Fashion [acesse aqui] que achei super interessante. Fala sobre as famosas lentes de contato nos dentes. Genteeeee… eu to super querendo fazer (na verdade estou super mega precisando mesmo rs). Meu sobrinho, além de gato e lindo, é um super profissional nessa área. Já até mandei as fotos pra ele começar a estudar meu caso (vou fazer um esforço de ter que ir pra Fortaleza cuidar dos meus dentes – que difícil né?).

Então bora ler mais sobre o assunto? 

Dúvidas frequentes sobre as lentes de contato dental

Acho que todo mundo aqui já ouviu falar sobre as lentes de contato, né??? Eu estou me referindo à essa nova “moda” odontológica que está ganhando o Brasil. Porém sempre tem muitas dúvidas sobre esse procedimento, como finalidade, custo e etc. Então pra suprir algumas dessas dúvidas eu decidi fazer uma entrevista com o Dr. Douglas Pardim, cirurgião dentista com foco em estética incluindo as lentes de contato. Gente, não é porque é meio irmão não, mas o bicho é talentoso hahaha –  eu tinha que puxar a sardinha um pouco, né? Mas vocês vão conseguir comprovar isso com as fotos dos trabalhos dele.

PerspectivaFashion: O que são as lentes de contato dental?

Douglas Pardim: Lentes de contato dental são micro laminados de cerâmica confeccionado laboratorialmente por um profissional especializado (protético). Ou seja, é uma capinha colocada na vestibular do dente (face da frente).

 


PF: Qual a sua finalidade?

DP: Sua finalidade é a recuperação da função (recuperar as proteções dos dentes como guia canino e guia anterior) que evitam fraturas dentárias, fadiga muscular entre outras disfunções.


PF: Qualquer pessoa pode colocar ou tem casos específicos?

DP: Bom, temos que usar muito o bom senso (algo que está meio em extinção hoje em dia). A lente de contato tem principal indicação para dentes conóides (micro dentes), deformações anatômicas, e fechamento de diastema (aquele espaço entre um dente e o outro). Porém pode ser usado para uma reanatomização dos dentes (dar nova forma) em caso de insatisfação do paciente. É importante salientar que a lente de contato é uma “capinha” extremamente fina, podendo variar de 0,3 a 0,7 mm, portanto, quando a intenção do paciente é deixar os seus dentes brancos, torna-se inviável o uso das lentes caso o paciente possua dentes escuros ou com manchas por medicamento ou por outros fatores. Geralmente, a lente de contato está associada a um clareamento, pois a cor do dente interfere na cor final na cimentação das lentes.

 


PF: Qual o custo médio do procedimento?

DP: Em média de R$1200 a R$2000 o dente. Claro que depende do profissional, da formação e da qualidade do material usado, que é um dos fatores determinantes.


PF: Quais cuidados deve-se ter ao escolher o dentista pra fazer o procedimento?

DP: Deve-se tomar cuidado na escolha do profissional. Busque conhecer os trabalhos do mesmo, opniões de pessoa que já fizeram trabalhos com ele, formações na área… Porém tome muito cuidado com as propostas de passar de um dente escuro para um dente branco “parede” sem nenhum tratamento clareador antecedendo a isso, e também se o dente não possuir o substrato claro (cor) é sinal de alerta, pois isso significa que pra chegar a esse resultado, os dentes foram brutalmente desgastados sendo feitos facetas ou coroas de porcelana ao invés de lentes de contato dental. Já na lente não, é feito apenas uma adequação (desgaste mínimo).

 


PF: Através de fotos, como pessoas leigas no assunto podem identificar um trabalho bem feito?

DP: No momento que vc olhar para o dente e achá-lo natural, sem parecer com um mentex ou desproporcionais, será um exemplo de trabalho bem feito. Mesmo dentes muito brancos podem ter formas naturais. Fiquem sempre atentos, dentes seguem a forma da face, é o ponto fundamental para harmonia dente-face.


PF: Existe algum procedimento semelhante porém mais acessível?

DP: Existe sim!! Com a resina composta é possível conseguir resultados muito bons na  reanatomização dentária. Segue foto de um trabalho realizado com a resina.

 

E aí meninas? O que acharam? Eu ja estou louca pra fazer os meus dentes, não vejo a hora de chegar no Brasil pra isso. Ainda não fiz minha análise então não sei ao certo se vou usar resina ou lente de contato mesmo, mas claro que estou torcendo pra ser a resina né, quem sabe assim meu bolso aguenta hehehe (não irei fazer de graça viu gente, chorando lágrimas de sangue aqui. O irmão não está colaborando hahahaha).

Então se você tem alguma deformidade nos seus dentes ou não está satisfeito com a aparência deles, não deixe de procurar um profissional da área para te instruir sobre o melhor procedimento para o seu caso e que não te traga danos. Sejam eles de curto, médio ou longo prazo, procure saber cada detalhe.

Essas foram as perguntas que eu acredito serem as mais frequentes e espero ter suprido um pouco da dúvida de vocês. Porém se ainda restou alguma não deixe de postar aqui nos comentários ou mandar um email pra contato@perspectivafashion.com, certamente você será respondido. Beijinhos!! See you soo girlssss!!!

É isso meninas… Muito interessante né?  Estou ansiosa pra fazer meus dentes, e ao contrário da Loren, eu não vou pagar, tá Dr. Douglas? rss… Brincadeira (mas não vou mesmo rs).

Deus abençoe,

Beijos da Tati

Um comentário sobre “Lentes de contato dental: dúvidas frequentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *